A Secretaria Municipal de Saúde – SMS, em parceria com o Hemonúcleo de Patos
A Secretaria Municipal de Saúde – SMS, em parceria com o Hemonúcleo de Patos-PB, fizeram nesta terça feira, 04.09 mais uma coleta de sangue no município de Mãe d’Água-PB. Essa foi a quarta vez que os doadores voluntários do município contribuem com o Hemonúcleo depois da parceria firmada com SMS. “A cada 4 messes nós recebemos aqui na Unidade de Especialidade do município uma equipe do Hemonúcleo de Patos para fazer a coleta.” Explicou Maria da Glória, Secretária de Saúde de Mãe d’Água. De acordo com ela, as doações acontecem a cada 4 meses. “Essa coleta poderia ser feita nos homens a cada 3 meses, mas como as mulheres doadoras só podem doar a cada 4 meses, deixamos para fazer a coleta nesse intervalo maior de tempo quando reunimos os doadores dos sexos masculino e feminino.” Destacou.
Ainda de acordo com a secretária, a parceria tem sido importante para a população “não somente pelo gesto nobre de doar sangue que antes de ser um dever de todo cidadão, é um gesto de amor, mas pela facilidade encontramos em adquirir esse produto vital quando precisamos. Por exemplo, já houve casos em que precisamos levar uma pessoa de Mãe d’Água para fazer uma cirurgia cardíaca em João Pessoas, e quando ligamos para o Hemonúcleo a procura de sangue, prontamente fomos atendidos.” Relatou Glória.
A coleta desta terça feira tive início às 08:00h e se estendeu até às 13:00h. Cerca de 35 doadores foram à Unidade de Especialidades Lucilia Simões Ribeiro, antiga maternidade, fazer a doação.
Além de Mãe d’Água, para manter seus estoques sempre abastecidos, o Hemonúcleo de Patos-PB firmou parcerias com outros municípios do Sertão, a exemplo de Teixeira, Maturéia e Imaculada. De acordo com Dizanete Messias, 41, graças a parcerias como essas, os estoques do Hemonúcleo de Patos tem se mantido dentro dos níveis desejados. “Nossa meta mensal é de 400 bolsas e felizmente nos últimos dois meses conseguimos uma média de 500.” Comemorou. “Com tudo, isso não significa que estamos trabalhando com folga visto que nos meses de Fevereiro, Junho e Dezembro, quase nunca conseguimos atingir a meta por conta do carnaval e das férias, quando os nossos doadores não costumam aparecer e a demanda aumenta.” Ponderou.
Outra preocupação de Dizanete Messias é com a redução do número de doadores fieis que são aqueles que costumam ir ao Hemonúcleo a cada 03 meses. “Em compensação, felizmente vem crescendo o número de doares calouros que são aqueles que doam pela primeira vez.” Ressaltou.
Ainda de acordo com a coordenadora, somente o Hospital Regional de Patos consome cerca de 380 bolsas de sangue todos os meses, principalmente em cirurgias de Emergência. Já a maternidade Peregrino Filho e o hospital Infantil Noaldo Leite, outras 30. A fora, as que são enviadas para João Pessoa e Campina Grande onde são processadas e transformadas em Plasma e Plaquetas. Ou seja, todo o estoque coletado no mês anterior. “Isso porque, até chegar a quem precisa, o sangue coletado demora cerca de 15 dias para ser liberado, por conta da bateria de exames por que ele passa.” Concluiu Dizante.
DOAÇÃO
Quem tiver interesse em doar sangue e assim ajudar a salvar vidas, pode procurar o Hemonúcleo de Patos localizado na Rua Juvenal Ledo, ao lado do Hospital Regional Jandhuy Carneiro, no bairro Belo Horizonte, de segunda a sexta das 7h às 17h. A doação é um ato espontâneo e a unidade trabalha com o objetivo de conquistar doadores fidelizados, ou seja, pessoas que doem sangue com freqüência. O homem pode efetuar até cinco doações ao longo do ano e as mulheres quatro.
Existem alguns critérios que precisam ser respeitados para se tornar um doador de sangue, dentre eles ter idade de 18 a 65 anos, pesar acima de 50 kg e gozar de boa saúde. Além disso, é necessário não ter tido hepatite, malária ou Doença de Chagas e risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário