segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Patos à Sociedade Patoense


A Prefeitura Municipal de Patos vem a público esclarecer alguns questionamentos relacionados ao atendimento realizado ao senhor Carlos Antônio dos Santos Freitas, 24 anos, conhecido como Carlinhos, que se encontra com dificuldades decorrentes do sobrepeso que adquiriu ao longo da vida.
 
1º - A Prefeitura informa que, em nenhum momento, foi negado atendimento através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social. As referidas secretarias sempre se mobilizaram em prol do bem-estar do senhor Carlos Antônio dos Santos Freitas quando o mesmo necessitava de exames médicos e testes clínico-laboratoriais para identificação das doenças que lhe acometiam. As secretarias foram acionadas através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, que emitiu relatório psicossocial do paciente em 27 de Maio de 2011, assinado por um profissional psicólogo, Ivomar Teixeira de Oliveira (CRP – 13/5145), e um assistente social, Valdineri Nunes Ferreira (CRESS/PB 3574).
 
Em 30 de Maio de 2011, um profissional nutricionista, Stella Alencar V. de Barros (CRN – 4496), realizou uma avaliação antropométrica e anexou ao relatório para que fosse encaminhado aos Centros Especializados.
 
2º - Dando continuidade a assistência ao senhor Carlos Antônio dos Santos Freitas, em 10 de Junho de 2011, o mesmo foi levado pelo município ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, localizado na capital da Paraíba, João Pessoa. Na oportunidade, o paciente foi atendido pelo Médico Endocrinologista, Dr. Fabyan Esberard L. Beltrão (CRM – 5299), que realizou a avaliação clínica e solicitou diversos exames e deu encaminhamento para uma equipe multiprofissional para que o senhor Carlos Antônio dos Santos Freitas seguisse o tratamento para posterior realização de cirurgia bariátrica, pois naquele momento, esse procedimento não poderia ser executado, já que o paciente precisaria emagrecer no mínimo 40Kg. Caso a cirurgia fosse realizada, o risco de morte seria iminente.
 
Carlinhos na Van
 
3º - Com a descontinuidade do tratamento, solicitado pela família do paciente, a Prefeitura Municipal de Patos através de suas secretarias não pode executar o tratamento, pois a família e o paciente devem aderir, estar de acordo.
 
4º - No entanto, a Prefeitura Municipal de Patos reitera que o caso do senhor Carlos Antônio dos Santos Freitas merece cuidados e que aguarda a solicitação da família para prosseguir com o tratamento. A instituição esclarece ainda que nunca nenhum dado foi divulgado, porque o atendimento ao cidadão é uma obrigação e que não deve, de forma alguma, expô-lo de maneira individual.
 
Para qualquer cidadão que queira confirmar que os atendimentos ao senhor Carlos Antônio dos Santos Freitas foram realizados, basta buscar a secretaria de Saúde do município e solicitar o acesso a documentação dos trâmites do atendimento.
 
5º - No dia 02 de Fevereiro de 2012, a família do paciente solicitou atendimento ao município de Patos que, de imediato, contatou a equipe da Unidade de Saúde Horácio Nóbrega, que prescreveu o tratamento ao qual Carlos Antônio dos Santos Freitas está sendo submetido.
 
A Prefeitura Municipal de Patos agradece a atenção e a preocupação de seus cidadãos com o bem-estar do senhor Carlos Antônio dos Santos Freitas e reafirma que aguarda a solicitação da família do mesmo para prosseguir com o atendimento.
 

 
Prefeitura Municipal de Patos
Coordenadoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário