sexta-feira, 15 de junho de 2012

São José de Espinharas é pré-selecionado para projeto de Cidades Digitais do Governo Federal


O Ministério das Comunicações divulgou a lista dos municípios habilitados para a concorrência no projeto-piloto para implantação de Cidades Digitais. Das 263 cidades que enviaram propostas, 192 foram escolhidos e participarão da segunda etapa do processo de seleção.
A região Nordeste, com 105 cidades habilitadas, foi a que mais enviou projetos. São José de Espinharas está na lista dos municípios pré-selecionados pelo Governo Federal, apresentando através da gestão municipal projeto que visa contemplar as principais ruas do município com acesso livre a internet para a população de acordo com o serviço ofertado pelo programa do governo que prevê também, a informatização de todos os equipamentos públicos e fornecimento de quatro aplicativos para as áreas de saúde, educação, finanças e tributária.
A parceria entre Ministério das Comunicações e o município já existe desde 2008 através do Gesac, Programa Federal responsável pelo fornecimento de sinal de internet ao Programa Telecentro Comunitário.
Para o atual coordenador do Programa de Inclusão Digital do município, o designer gráfico Glauber Alves, este projeto das Cidades Digitais seria de grande importância para o processo de expansão de novas tecnologias para o população espinharense. “É preciso cada vez mais buscar melhorias nesse segmento de inclusão digital, a exemplo do ex-coordenador, Cláudio Barreto Filho que buscou a parceria com Gesac para o fornecimento de internet para unidades de ensino do município, estamos tentando enquanto gestão, ampliar a rede de comunicação entre população e o mundo virtual através do fornecimento de internet gratuita.” comentou Glauber Alves.
Os critérios de preferência, segundo o edital para implantação de Cidades Digitais são municípios com até 50 mil habitantes; cidades das regiões Norte e Nordeste, municípios com menor Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e com menor densidade domiciliar de acesso à banda larga. Outros quesitos para classificação será a indicação de equipe de servidores públicos permanente para o treinamento e gerenciamento do projeto.

Ascom com informações da Agência Minicom

Nenhum comentário:

Postar um comentário