terça-feira, 20 de março de 2012

Pais e mães- de-santo farão manifestação contra o preconceito em Patos


Mãe e Pai de Santo em PatosNessa quarta-feira, 21 de março, das oito até às onze horas da manhã pais e mães-de-santo estarão realizando um manifesto em Patos, na praça Getúlio Vagas, contra o preconceito que os cultos afros sofrem em Patos. O objetivo também é divulgar a Umbanda, o Ketu e o Candomblé, manifestações religiosas que, juntas, possuem mais de trinta terreiros em Patos.
 Existe em Patos a Associação de Umbanda Afro-cultural de Patos e Região (AUAC), que está completando um ano de atividades e é presidida pela mãe-de-santo Edna de Fátima que vem procurando mudar a mentalidade dos patoenses  com relação a essas manifestações religiosas: “No nosso evento de amanhã estaremos todos paramentados, vestidos a caráter, de acordo com nossos cultos e tradições e convido à população em geral para vir conhecer um pouco de nossa cultura e nossa religiosidade”, disse Edna.
O evento terá danças, cantos, apresentações de capoeira, músicas, e segundo o secretário da AUAC, o pai-de-santo José Carlos, o evento também visa a paz entre os povos, a busca por uma compreensão do outro através do respeito às suas crenças e tradições.  
Não é um evento só para juremeiros, povos do santo, babolorixás e ialorixás não, é um evento aberto, para todos. “Todos estão convidados”, finalizou a mãe-de-santo Edna.


Wandecy Medeiros – wandecymedeiros@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário